Seja Bem Vindo ao Nosso portal

Saiba Quem Somos

HISTÓRICO


O Departamento de Tradições Gaúchas MALA DE GARUPA, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, nasceu de ideais de Irmãos indagadores do passado, presente e futuro da arte e da cultura gaúcha, em suas mais diferentes formas de expressão, sem perder a orientação Maçônica e também do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Este movimento entabulava há algum tempo tratativas para a estruturação de organismo junto a Grande Loja fosse ele um Piquete, Centro de Tradições Gaúchas ou Agremiação que congregasse os Maçons, Cunhadas e Sobrinhos do Rio Grande do Sul preocupados com o respeito a História daqueles Irmãos que no passado doaram seu sangue e ideais junto a Revolução de 1835, feito Histórico conhecido até os dias de hoje como Revolução Farroupilha, que durou 10 anos manchando o chão deste Estado Grande do Sul de sangue de Irmãos, pois, “Estávamos” presentes dentre Federalistas e Farroupilhas. Porquê? Quais motivos?

Entendido pelo grupo de Irmãos Fundadores do DTG como contribuição ao conhecimento Maçônico, o estudo do ocorrido com nossos antepassados e os motivos que levaram a tal sofrimento humano, com tantas perdas de vidas em plena capacidade de trabalho num período em que tamanha a importância se dava aos trabalhadores de ofício, pois, apenas a mão de obra desenvolvia o ESTADO DE SÃO PEDRO tido e conhecido como principal fornecedor do Charque-forma de conservação do produto cárneo daquele período devido à inexistência de refrigeração necessária à conservação das propriedades alimentares do produto ora mencionado-exportado para outras localidades do Brasil e outros Países insuficientes nesta atividade alimentar e comercial. O Charque era produzido nas Estâncias, vistas na época como locais de se viver com segurança devido as freqüentes investidas dos Países do Prata sobre nossas fronteiras, assim como grupos de saqueadores com os mais diferentes objetivos.

O MTG-Movimento Tradicionalista Gaúcho, à quem o DTG MALA DE GARUPA deve respeito devido as orientações contidas na CARTA DE PRINCÍPIOS, vem orientando as atividades estipuladas em suas determinações e que devemos desenvolver, é o Regramento do Tradicionalismo.

A criação do DTG foi de grande relevância, pois, assim como a data marcada para a tomada de Porto Alegre, inicio da Revolução, definiu-se a data de fundação do M.’.A.’.L.’.A DE GARUPA, através de Decreto do Gabinete do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Ir Pedro Manoel Ramos no dia 08 de julho de 2004.

Com a preservação da harmonia e das diferenças sócio-culturais, mantemos a harmonia mesmo com a diversidade de pensamentos visando propiciar a todos os associados uma participação livre, de bons costumes e democrática em torno de um objeto comum, que é a tradição e a cultura do POVO GAÚCHO.