Seja Bem Vindo ao Nosso portal

Maçonaria Unida celebrou a Independência


Grão-mestre Gilberto Mussi
Crédito: RICARDO GIUSTI / CP MEMÓRIA

As comemorações foram na sexta-feira passada, conforme o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do RS, Gilberto Moreira Mussi, a homenagem celebrou a Independência do Brasil e a formalização da União da Maçonaria no Estado. Para os maçons, o Brasil foi declarado independente de Portugal dentro de um templo maçônico, no Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 1822.
A celebração reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades e os três grãos-mestres José Fermino (Grande Oriente do RS), Mário Juarez (Grande Oriente do Brasil) e Mussi. A celebração foi encerrada com uma coroa de flores, conduzida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, representado pelo folclorista Paixão Côrtes. A Maçonaria, disse Mussi, é a escola da vida. "Cada um busca ser melhor, um cidadão melhor."

O DTG. M.A.L.A de Garupa esteve presentado pelo Sr. Nivaldo Josè Brum, patrão da entidade junto com a patronagem nas comeorações do dia do Maçônico. Um palco foi montado sobre a Ponte da Azenha, na esquina com a avenida João Pessoa, pois foi ali que teve início a invasão da tropas Farroupilhas a Porto Alegre. O monumento foi erguido em homengem ao dia do Maçom e marcou o encontro da Maçonaria Unida do Rio Grande reunindo, maçons de três ordens do Estado (Grande Loja, Grande Oriente do Brasil, Grande Oriente do RS).










Desabafo de um Brasileiro