Seja Bem Vindo ao Nosso portal

O Gaúcho no Passado


Origem

Na origem deve ser lembrado, os índios de várias tribos (charruas e minuanos entre outras) que logo se adaptaram ao cavalo. A miscigenação do europeu com o índio. A escolha do abandono da civilização pelos mozos perdidos (1617). E há as atitudes e comportamentos do gaúcho que têm origem no índio. Barbosa Lessa recolhe esta informação do jesuíta Autríaco Anton Sepp (por volta de 1690) ao encontrar índios na Banda dos Charruas: “(...) um deles (índio) pediu apenas um pouquinho de uma erva paraguaia que não é outra coisa senão as folhas secas de determinada árvore, moídas em pó. Esse pó os índios deitam na água e dele bebem, e isso deve ser extremamente saudável.(...) Impossível dizer a perícia e rapidez com que os índios pegam uma rês, derrubam-na, tiram-lhe o couro e esquartejam!” E a boleadeira, que é anterior ao cavalo? Índios, vagabundos do campo, gaudérios, changadores. Em que momento começa a existência gaúcho? É impossível passar a faca sobre este variado over lap e separar as partes cirurgicamente.

Hontang informa que na época da fundação de Buenos Aires em 1580, os cavalos abandonados por Pedro de Mendoza se multiplicaram aos milhares. Por volta de 1600 não podem ser mais contados em suas gigantescas manadas. Os Pampas até a Patagônia estavam povoados de cavalos chimarrões (cimarrones) e o povo que aí vivia tinha se tornado um povo cavaleiro. Os cavalos eram praticamente sem valor monetário e qualquer gaúcho podia ter 6 cavalos em média. O valor de cada cavalo era em média 2 dólares. A formação do gaúcho vem primariamente da existência do Pampa e dos cavalos livres.. A estância será uma conseqüência da existência de pessoal qualificado para o domínio da rês bravia (por sua vez também é abundantemente livre e sem dono (cimarrona também).

Sobre esta região, uma pequena publicação de 1773 informa: “Tenemos, pues que de la abundancia de los ganados resulta la multitud de holgazanes, a quien com tanta propriedad llaman gauderios.”


As estâncias domam o domador. Fixam-no. Transformam seus hábitos. E hoje sem dúvida contribuem para a continuidade de muitas tradições importantes, de centenas de anos.